top of page

O cultivo da prática da gratidão e seus benefícios no bem-estar



Podemos entender a gratidão como um sentimento de apreciação ou um sentimento de que se deve dar uma resposta positiva a um ato de bondade. Também podemos entender como um estado emocional e uma atitude em relação à vida que é uma fonte de força humana para aumentar o bem-estar pessoal e relacional.

Olhar o mundo pela lente da gratidão é uma escolha que pode ser treinada e cada vez mais estudos são publicados mostrando dos benefícios da prática regular, em diversos contextos e populações.


Quais os benefícios encontrados até o momento e que continuam sendo estudados?


  • MELHORES PARÂMETROS DE SAÚDE FÍSICA - diminuição dos marcadores pró-inflamatórios e aumento da variabilidade da frequência cardíaca em repouso, melhor função cardiovascular, melhor qualidade do sono e diminuição pressão arterial, melhor imunidade, níveis mais baixos de hemoglobina glicada e menos sintomas físicos em geral;

  • SAÚDE MENTAL - níveis mais elevados de emoções positivas, satisfação com a vida e comportamentos pró-sociais, níveis mais baixos de estresse em mulheres grávidas, sintomas depressivos, ansiedade antes da morte, distorções cognitivas associadas ao peso e imagem corporal, sintomas associados ao estresse, psicopatologia em geral, sintomas de ansiedade, uso de substâncias;

  • DIMINUIÇÃO DO AFETO NEGATIVO E FUNCIONAMENTO PROBLEMÁTICO - em pacientes com doença neuromuscular, estudantes universitários, hipertensos, pacientes com câncer, profissionais de saúde

  • RELACIONAMENTOS APRIMORADOS . Os pesquisadores Robert A. Emmons e Michael E. McCullough teorizam que a gratidão nos relacionamentos pode criar uma espécie de "espiral ascendente". À medida que nos tornamos mais gratos por nossos amigos e familiares, os tratamos com mais gentileza e respeito.


A gratidão pode ser sentida, expressa ou reforçada de formas muito diversas como práticas vivenciadas, verbalização, palavras escritas, abraços, presentes e psicoeducação em relação ao assunto, dependendo da aplicação quando em intervenções/programas baseados em mindfulness ou na psicologia positiva.


Uma forma bem comum de cultivarmos a gratidão além da prática com áudios é o” DIÁRIO DE GRATIDÃO” onde listamos 3 a 5 “bençãos” pelas quais somos gratos. Para os mais assíduos fica o convite de realizá-lo diariamente, no entanto, de 1 a 3 vezes por semana os estudos já demonstram benefícios.

Para os que que tem mais tempo para se dedicar a escrita tem a Carta de gratidão, dedicando-se de 10 a minutos também na mesma frequência de 1 a 3 x na semana.


A prática da gratidão é bastante segura, no entanto, também tem algumas contra-indicações ou cuidados para algumas condições clínicas onde o acompanhamento por um profissional é indicado, por exemplo:

  • a pessoa pode sentir-se temporariamente desconfortável, culpada, envergonhada ou em dívida

  • pacientes com transtornos relacionados ao uso de álcool, bebedores frequentes, cujo objetivo terapêutico é a abstinência

Finalizamos com o convite de estarmos atentos e, se possível, cultivando a gratidão no nosso dia a dia.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page