MINDFULNESS NO DIA A DIA
A meditação mindfulness (atenção plena) é a prática de estar atento no que estiver fazendo enquanto se está fazendo, intencionalmente, apreciando cada momento e tendo uma perspectiva mais ampliada da vida.
Vários estudos científicos mostram que sua prática pode melhorar os sintomas físicos e psicológicos e criar mudanças positivas nas atitudes e comportamentos de saúde.
Aqui estão dois exercícios de mindfulness que você pode experimentar sozinho.
MEDITAÇÃO MINDFULNESS BÁSICA

Sente-se em uma cadeira de espaldar reto ou de pernas cruzadas no chão mantendo a coluna ereta. Também pode ser realizada deitado ou em pé, caso não seja possível estar sentado.
Concentre-se em um aspecto da sua respiração, como a sensação do ar entrando e saindo pelas narinas, ou o abdômen subindo e descendo conforme você inspira e expira.
Permaneça observando este processo sem mudar nada.
Quando notar a mente se distraindo, retorne a atenção para onde você sente a respiração mais evidente. Acolha e considere cada pensamento ou sensação sem julgá-lo como bom ou ruim, notando cada evento e deixando passar.
Inicie por alguns minutos e vá ampliando a experiência.
MINDFULNESS EM MOMENTOS COTIDIANOS
Uma abordagem informal da atenção plena também pode ajudá-lo a permanecer no presente e a participar plenamente da sua vida.
Você pode escolher qualquer tarefa ou momento para praticar a atenção informal, esteja você comendo, tomando banho, escovando os dentes, andando ou brincando com uma criança ou seu bichinho de estimação. Com a prática, esse senso de consciência se tornará mais natural.

Meditação informal: Lavando louças com atenção plena
Quando você perceber que sua mente se desviou do que você está fazendo, gentilmente traga sua atenção de volta para as sensações do momento.

Envolva seus sentidos completamente. Observe cada visão, toque, sabor, aroma e som que possam estar na experiência para que você aproveite cada sensação.