top of page

MINDFULNESS NA ALIMENTAÇÃO - MINDFUL EATING E A PAUSA

Quando reagimos, na maioria dos casos não estamos prestando atenção aos nossos pensamentos nem às nossas emoções e sensações que nos provocam. Quando este comportamento está relacionado à comida, podemos cair neste mesmo padrão de resposta e se repetir inúmeras vezes e parece que somos impotentes para realizar alguma mudança.

Mindfulness é estarmos atentos ao que está acontecendo no momento presente, consciente dos pensamentos, sem apego ao que estamos notando.

Ao cultivarmos este estado, abrimos espaço entre os pensamentos e as ações. Ao aumentar a consciência dos nossos pensamentos, podemos começar a romper com os velhos padrões mentais que estamos habituados, a não reagirmos automaticamente.

Cada vez que escolhermos não ativar a sequência de gatilho-pensamento-emoção-ação(resposta) estaremos “enfraquecendo”as conexões cerebrais destes hábitos. A cada ação diferente que tomamos criamos uma nova conexão neural e com a repetição mais e mais conexões são formadas (neuroplasticidade). Os novos pensamentos e repostas se convertem em novos hábitos.

Para muitos de nós, comer é uma reação automática, sem dar-nos conta dos pensamentos e emoções que podem estar associados ao momento. No entanto, os pensamentos são só pensamentos, eventos mentais, não os fatos.

Muito comum na alimentação encontrarmos alguns alimentos “irresistíveis” que podem desencadear toda uma reação em cadeia de pensamentos, emoções e sentimentos, conflitos e lutas, que podem fazer com que talvez comamos em excesso. É muito comum não nos darmos conta de como este ciclo se iniciou.

Nos programas de mindfulness e mindful eating aprendemos o quanto é importante fazermos uma pequena pausa, uma ou algumas respirações conscientes para reconhecermos o que está acontecendo e se perguntar:

Que sensações percebo no corpo? Que pensamentos estão surgindo? Que emoções estão presentes?

Então, com essa consciência escolher como continuar a experiência...


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page