Mindfulness e Promoção da Saúde

Com um ritmo de vida acelerado, tempos de insegurança e incerteza, pandemia, mudanças ocorrendo muito rapidamente e a pressão por adaptação a tantas demandas, cada vez mais vemos o quanto é importante darmos atenção à nossa saúde e suas dimensões, refinar nosso olhar em como estamos vivendo, revendo, realinhando e desenvolvendo novos hábitos para que possamos priorizar o autocuidado. Aproveitando para destacar algumas razões apoiadas pela ciência pelas quais a meditação da atenção plena é boa para a saúde.
Estudos até o momento sugerem que a atenção plena afeta muitos aspectos do bem-estar psicológico – melhorando o humor, aumentando emoções positivas e diminuindo a ansiedade, reatividade emocional e esgotamento no trabalho (síndrome de burnout).
Já existem muitos resultados sobre o impacto positivo da atenção plena em certas áreas da saúde mental, como por exemplo:
redução do estresse,
regulação da emoção e atenção,
redução da ruminação,
redução da depressão e ansiedade leves a moderadas e
prevenção da recaída depressiva .
A atenção plena nos ensina a prestarmos atenção no momento presente, em vez de nos preocuparmos com o passado ou o futuro – observando pensamentos, sentimentos e eventos com uma curiosidade diferenciada e gentil. Treinamos a não ficarmos aprisionados no turbilhão de atividades tanto “dentro de nossas cabeças” bem como no mundo e seus estressores. Começamos a ver que “pensamentos não são fatos” e que aprendemos a nos relacionar de maneira diferente com nossas mentes — observando nossos padrões de pensamento negativo com outras qualidades.
Com uma maior consciência do conteúdo de nossos pensamentos – cultivado por meio da prática regular de atenção plena – vamos reconhecer hábitos mentais destrutivos e, desenvolver novas abordagens em torno das experiências mais desafiadoras. O primeiro passo é notando e reconhecendo para distinguir a diferença. Observamos como pensamos com mais clareza, sem nos julgarmos falhos ou imperfeitos pelo que encontramos, estabelecemos novas intenções para seguirmos em frente.
Entre em contato e faça parte do grupo de pessoas que escolheram o caminho do autocuidado participando dos treinamentos de atenção plena.