top of page

Benefícios da atenção plena

Atualizado: 1 de set. de 2021

Práticas para melhorar o bem-estar físico e emocional.

#Consciência plena # atenção plena #mindfulness


Neste contexto estressante que estamos vivendo, as práticas de consciência plena podem ser uma estratégia de aprendizagem de como podemos lidar de uma maneira mais habilidosa com os eventos que nos assolam diariamente e que podem estar nos deixando exaustos, sem energia e esperança.


É uma abordagem integrativa recomendada para quem deseja melhorar a saúde e bem estar, bem como um tratamento para pessoas com problemas de saúde mental.

Atenção plena ou consciência plena, é prestar total atenção ao que está acontecendo dentro e fora de nós, momento a momento, sem julgamento. Significa que observamos os pensamentos, sentimentos e as sensações de paladar, tato, olfato, visão e som. Também estamos totalmente cientes do que está ao nosso redor.


As práticas e programas baseados em mindfulness cada vez mais vem se tornando amplamente usados em uma variedade de contextos além da promoção de saúde, como por exemplo, escolas e instituições diversas. Portanto, pode ser praticada por crianças, jovens e adultos independente de crenças e religiões.


Os treinamentos em grupo ou individuais, geralmente ocorrem em 8 semanas, são uma introdução dos exercícios de atenção plena que incluem meditação, respiração e movimentos conscientes. Com a prática regular vamos nos tornando mais conscientes dos pensamentos, sentimentos e sensações corporais para que, em vez de sermos oprimidos por eles, sejamos mais capazes de gerenciá-los. Vamos nos sintonizando com nosso sistema mente/corpo reconhecendo e acolhendo o que está presente.


Evidências científicas:

As evidências científicas dos benefícios das práticas de mindfulness são promissoras e as pesquisas têm crescido muito nos últimos anos.

Estudos mostraram mudanças no funcionamento do cérebro e até mesmo na sua estrutura. Pessoas que realizam o treinamento de mindfulness mostraram aumento da atividade na área do cérebro associada à emoção positiva - o córtex pré-frontal - que geralmente é menos ativo em pessoas deprimidas. As áreas do cérebro ligadas à regulação emocional são maiores em pessoas que meditaram regularmente por cinco anos ou mais.

No local de trabalho, há evidências que a atenção plena pode ter vários efeitos positivos. Isso inclui uma diminuição na percepção do estresse e um aumento nos melhores níveis de concentração, incluindo tarefas de memória, tomada de decisão, satisfação com o trabalho e melhora na qualidade de sono.

Há evidências de que a atenção plena é eficaz para crianças e jovens, com intervenções baseadas na escola tendo resultados positivos no bem-estar, reduzindo a ansiedade e angústia, bem como melhorando o comportamento, entre outras áreas.


A eficácia e a efetividade das Intervenções Baseadas em “Mindfulness” para a promoção da saúde têm sido estudadas em uma variedade de populações, incluindo pessoas com diagnósticos de câncer, ansiedade, depressão, dor crônica, cardiopatias, e outros transtornos relacionados ao “estresse”.


Com a prática regular:

  • Nos tornamos mais autoconscientes, mais calmos e menos estressados,

  • Capazes de escolhermos como responder aos pensamentos e sentimentos, menos reativos então.

  • Aprendemos como lidar com pensamentos difíceis ou inúteis

  • A sermos mais gentis e generosos conosco.

Abaixo um convite para o próximo treinamento:





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page