top of page

AS COISAS QUE REALMENTE IMPORTAM ESTÃO CHAMANDO SUA ATENÇÃO?


Te convido a parar por alguns instantes e refletir se tem dedicado tempo e atenção ao que realmente é importante ou se está ocupada (o) demais para elas. Tem encontrado tempo para aproveitar as coisas que te deixam feliz e faz seu coração vibrar ou nota que cada vez mais esses momentos estão ficando de fora da sua lista de tarefas? Você percebe que a vida parece uma correria ou um fluxo equilibrado?


Está tudo bem, respire mais profundo por 2 respirações completas e deixe ir o que quer que tenha surgido nesta reflexão.


Se ficou consciente que tem vivido mais no “fazer” e deixando cada vez mais o que importa, saiba que não está só. Vivemos em um mundo exigente e ocupado e a maioria de nós provavelmente se descreveria como pessoas muito ocupadas e com isso é bem comum nos perdermos em uma névoa de "fazer" e esquecermos o domínio do "ser".

Às vezes trabalhamos tanto que não temos tempo ou energia para nossos entes queridos no final do dia. Nos sentimos sobrecarregados e desenergizados para ir a um encontro com os amigos, adiamos nossa rotina de exercícios e cuidados com o corpo, talvez o mais fácil seja nos jogarmos no sofá e ligar o botão off ou nos entregarmos anestesiados a algum outro fazer.


Aí um dia podemos “acordar” desse torpor e ritmo automático e nos darmos conta do quão precioso é a cota de tempo que temos para viver, que não sabemos o quanto é, então, cada momento passa a ser valoroso. Está em nossas mãos o poder de escolha em como viver da melhor maneira possível, a cada momento.


Quando investimos nosso tempo com sabedoria, recebemos retornos como alegria, conexão, sabedoria, amor, boa saúde, paixão e propósito - coisas que nos dão muito mais felicidade do que “coisas” que buscamos eternamente. O bom disso é encontrarmos um equilíbrio, nem tão tenso na busca e planos de realização nem abandonando a vida que temos, vivendo como “zumbis”.


Quando não vivemos no automático e estamos atentos e presentes em nossas vidas podemos fazer escolhas conscientes sobre o que escolhemos fazer com nosso precioso tempo e energia. Podemos treinar este estado de consciência plena (mindfulness) em programas estruturados incorporando, na nossa rotina, práticas simples que despertam este modo ser. A cada dia mais publicações científicas mostram os benefícios dessas práticas para o nosso bem-estar e qualidade de vida.


Para começar, seguem algumas sugestões para que experimente por si mesmo e avalie se faz sentido para você neste momento. São três dicas simples de investir seu tempo, energia e atenção com mais sabedoria e se concentrar nas coisas que realmente importam para você.

1- PRIORIZE AS COISAS QUE IMPORTAM- Seja muito claro sobre o que é mais importante para você e deixe espaço para as coisas importantes em sua vida. Coloque-os na sua agenda. Quando você se deparar com uma tarefa que ocupará seu valioso tempo, pergunte a si mesmo: “Isso é realmente importante?” E “Por que estou fazendo isso?”. Talvez a resposta te surpreenda!


2- APRENDA A DIZER “NÃO” COM MAIS FREQUÊNCIA- Muitas vezes vamos perceber que é impossível fazermos tudo. Precisamos abrir mão e aprendermos a dizer “não”, sem culpa. Muitas vezes fazemos coisas para preencher buracos, mantermos o ritmo do fazer totalmente robotizados, querendo estar em outro lugar e nos damos conta do quanto é difícil parar, pode até parecer que não é correto. Ao dizer “não” com mais frequência, você irá criar espaço e tempo para as coisas que importam, que nutrem você, que fazem vibrar o coração, e poderá notar a energia para realizá-las com total atenção e consciência.


3- COMECE A CULTIVAR A CONSCIÊNCIA PLENA EM TODAS AS ATIVIDADES COMUNS DO DIA A DIA:

Podemos trazer consciência gentil para as tarefas diárias e fazer com que esses "pequenos" momentos também sejam importantes. Em vez de correr ou negligenciar os momentos aparentemente comuns do dia - trazemos atenção, cuidado e foco para o fazer.

Essa atitude interna de experenciar as mesmas coisas com um novo “olhar”, presente na atividade a cada momento pode mudar completamente a experiência.


Alguns exemplos de rotina: Quando estamos fazendo as atividades de rotina da casa (limpando, organizando, cozinhando, lavando a louça), nas nossas rotinas de cuidado (banho, escovando os dentes, penteando o cabelo, passando creme), no trabalho focando em cada tarefa, abrindo espaço para uma escuta acolhedora quando em contato com os colegas ou clientes, respirando com consciência antes de enviar um e-mail ou um texto… e depois releia-o mais uma vez para ter certeza de que é a mensagem que você realmente quer enviar, ainda mais se for uma questão delicada...


Quando cultivamos a consciência plena (Mindfulness) estamos vivendo deliberadamente da melhor forma que podemos, fazendo escolhas conscientes, e não por hábito ou reatividade. Podemos nos conectar com as qualidades da sabedoria, vitalidade e calma que existem dentro de nós respondendo a cada situação que surge com o melhor de quem somos.


Nossa atenção, tempo e energia são recursos muito valiosos e termos clareza da decisão em onde vamos investir é um passo a ser trilhado.


Fica aqui o convite para iniciar esse caminho!

21 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Pura verdade!! Um grande abraço Odisséia! :)

Like
Odisseia Martins
Odisseia Martins
Mar 30, 2022
Replying to

Uau!!!Que surpresa boa querido Leandro! Feliz dessa conexão, que você esteja bem! :)

Like
bottom of page